
O prefeito Rogério já havia enfatizado na audiência pública de prestação de contas este ano: “Quero proporcionar saúde de qualidade à população”.
Da Redação – Um dos grandes desafios dos gestores no Brasil é proporcionar saúde com qualidade às pessoas. As cidades médias e grandes estão com suas unidades lotadas, profissionais nem sempre aptos a prestarem bons serviços e alguns descomprometidos com o sistema. E, nas cidades menores, como Figueirão, localizada na região norte de MS, é um desafio para o prefeito e secretário de saúde fazer o sistema funcionar a contento. O prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, visando melhorar os serviços, reuniu no dia (13), quarta-feira, com o secretário de saúde do município, Giovanni Bertolucci e o vice-prefeito Fernando Barbosa e ainda o diretor do hospital municipal Cleverson de Souza, com vistas a alinhar alguns pontos estratégicos que resultem num melhor atendimento de qualidade à população.
O prefeito trabalha para não gerar ônus à população, mas é necessário que as despesas sejam equacionadas e estejam dentro do equilíbrio financeiro do município.
Na reunião foram tratados três assuntos importantes: a questão da distribuição de medicamentos gratuitos para a população; os atendimentos de realização de exames via SUS, via convênios ou via planos de saúde; e a questão do transporte de pacientes para Campo Grande.
Dentre as medidas a serem tomadas daqui pra frente estão a atualização da lista de medicamentos adquiridos para os usuários, e no caso do transporte de pessoas para a capital, o atendimento será quinzenal – duas vezes por mês, para atender pacientes de convênios da tabela social e de planos de saúde, dentro da disponibilidade da van, que é de quinze pessoas por viagem.
Já no caso dos atendimentos relacionados ao SUS, continuará como até agora, com a prefeitura atendendo diariamente, de acordo com a demanda.
Segundo o prefeito Rogério, “todos os itens discutidos precisam de melhores regras de funcionamento, porque os custos da Saúde estão muito altos para que se consiga avançar na questão do atendimento de qualidade, que é nosso principal objetivo nessa área”.