11 de Fevereiro, 2026 10h02mNoticias

Senador Nelsinho Trad assumiu comissão que fiscaliza trabalhos de inteligência do país

Senador Nelsinho Trad assumiu comissão que fiscaliza trabalhos de inteligência do país Na retomada das atividades legislativas, o senador Nelsinho Trad assumiu, pela segunda vez, a presidência da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligê

Nelsinho Trad, senador de MS.
Nelsinho Trad, senador de MS.

Na retomada das atividades legislativas, o senador Nelsinho Trad assumiu, pela segunda vez, a presidência da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), órgão do Congresso responsável por fiscalizar a atuação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), das Forças Armadas e da Polícia Federal.

O parlamentar explica que a CCAI “pode convocar autoridades, requisitar documentos e acompanhar ações do Sistema Brasileiro de Inteligência”.

A comissão trata de temas que impactam diretamente Mato Grosso do Sul, estado de fronteira com desafios de segurança que extrapolam a esfera local.

Publicidade

“Não é só tráfico de drogas. É tráfico de armas, contrabando, crimes ambientais e organizações que operam além das fronteiras e que precisam da nossa atenção.”

O senador de MS assumiu a presidência da comissão após ter atuado na distensão da crise diplomática entre Brasil e o vizinho Paraguai. Esse impasse começou por denúncias de uma suposta operação da Abin para obter informações confidenciais de autoridades paraguaias, episódio que levou à suspensão de negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu. O instrumento trata como o excedente de energia da usina binacional é vendido e precificado, com impacto para consumidores e comércio de energia nos dois países.  

“Não dá para separar Brasil do Paraguai. Quando tem um desentendimento, o que tem que ser promovido? Sentar pra conversar,” sempre defendeu o presidente da CCAI, senador Nelsinho Trad.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Senador Nelsinho Trad vê clima mais favorável para indicação de Jorge Messias ao STF

O senador por Mato Grosso do Sul Nelsinho Trad (PSD) afirmou que o cenário para a indicação do ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, a uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federa

03 de Abril, 2026

Nelsinho Trad cobra solução para falta de vacinas contra o carbúnculo

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (6), o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) cobrou providências diante da falta de vacinas contra o carbúnculo — também conhecido como antraz.

10 de Maio, 2026

Com articulação de Nelsinho e Tereza, senado aprova empréstimo bilionário do BIRD a MS

Por aclamação, o Senado aprovou, na tarde de ontem, a autorização para o governo estadual fazer um financiamento de US$ 200 milhões – cerca de R$ 1,2 bilhão – com o Banco Mundial (Bird).  O

19 de Abril, 2026