Dengue espalha pelo o Brasil e os estados de MG, AC, PR e Distrito Federal lidera com números de doentes

Da Redação -  A dengue espalho pelo o Brasil, e o Distrito Federal , Minas Gerais , Acre e Paraná são as unidades da federação com os maiores índices de incidência de casos de dengue no Brasil, aponta o boletim epidemiológico do Ministério da S

Noticias em 04 de fevereiro, 2024 11h02m

Da Redação -  A dengue espalho pelo o Brasil, e o Distrito Federal, Minas Gerais, Acre e Paraná são as unidades da federação com os maiores índices de incidência de casos de dengue no Brasil, aponta o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta-feira (2).

Os dados do governo federal compilam as notificações até a semana epidemiológica 4, que se encerrou em 27 de janeiro. Nestas quatro primeiras semanas, foram notificados 243.720 casos prováveis de dengue. Neste período, o Brasil teve 24 mortes confirmadas e 163 estão em investigação.

Os mais de 243 mil casos prováveis já superam o verificado em todo o ano de 2017 (veja série histórica dos casos por ano).

"Quando comparado com o mesmo período de 2023 observa-se um aumento de 273% no número de casos prováveis. As regiões geográficas onde se apresentam os maiores coeficientes de incidência são Centro-Oeste, Sudeste e Sul", afirma o Ministério da Saúde. Os casos foram registrados em mais de 3 mil municípios brasileiros.

Incidência de casos de dengue e óbitos no Brasil — Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Incidência de casos de dengue e óbitos no Brasil — Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Publicidade
 

Coeficiente x números absolutos

O coefiiciente de incidência atual é de 120 casos/100 mil habitantes

Na quinta-feira (1º), o Ministério da Saúde anunciou a criação de um centro de operações de emergência de combate à dengue. Haverá a participação de representantes de estados, municípios e outros ministérios.

Em outra frente, o Ministério da Defesa se colocou à disposição dos estados para enviar militares para ajudar no enfrentamento à dengue. O Distrito Federal, que teve um aumento significativo no número de casos, já pediu o apoio dos militares.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas