
EDITORIAL
"Em 2024 houve eleições para prefeito, vice-prefeito e vereadores, e os eleitos, estão completando 7 meses no mandato. No caso de Costa Rica, o prefeito foi reeleito - não só o prefeito, o vice também.
Não é prudente realizar pesquisa pré-eleitoral com vistas a 2028, nesse momento. São quase 3 anos, para começar a escolher os nomes que concorrerão ao pleito que vai suceder o atual prefeito.
Nesse momento, primeiro ano da reeleição, a gestão municipal está em fase de consolidação de projetos e metas para os próximos anos. Não tem sentido, qualquer tipo de movimentação politica, principalmente dentro do governo municipal, visando a sucessão do atual prefeito.
É factível e aceitável, depois da eleição de 2026, quando serão eleitos: Presidente da República, Governador, Senadores e Deputados, no inicio de 2027, os nomes com preeminência a candidatura em 2028, se manifestarem ou começarem a se arregimentar com propósito eleitoral. Para quem está na oposição, qualquer movimentação avançada nesse momento, também não seria razoável. A oposição em qualquer lugar, espera 1 ano e meio de administração para se posicionar com vistas eleitoral. Imagina então, para quem está compondo o governo, não pode sequer pensar nisso. Vejamos as consequências: 1) começa a enfraquecer a gestão e tira o foco; 2) pode desestabilizar administrativamente, e ainda, criar divisões políticas, que vai também enfraquecer o grupo politico, 3) quem tem propósito futuro para disputar o cargo de prefeito, precisa trabalhar os bastidores, adquirir respeito do grupo, e consolidar liderança.
Com três anos de gestão, final de 2027, a população já está afeita a opinar, se o governo foi ótimo e bom, ou um governo razoável. Então, não precipite, pesquisa agora não vai refletir positivamente para consolidar a união do grupo, pelo contrário, pode até ser ruim. São 4, 5 ou 6 os nomes interessados em suceder o atual gestor, isso é normal. Mas, nesse momento, a lógica e o razoável, é consolidar liderança politica, manter o grupo unido, e contribuir para o sucesso da gestão."