28 de Julho, 2025 16h07mNoticia por gazetacrnews

Editorial: Pesquisa nesse momento para eleição municipal de 2028, é uma atitude precipitada

EDITORIAL  Em 2024 houve eleições para prefeito, vice-prefeito e vereadores, e os eleitos, estão completando 7 meses no mandato.

EDITORIAL 

"Em 2024 houve eleições para prefeito, vice-prefeito e vereadores, e os eleitos, estão completando 7 meses no mandato. No caso de Costa Rica, o prefeito foi reeleito - não só o prefeito, o vice também. 

Não é prudente realizar pesquisa pré-eleitoral com vistas a 2028, nesse momento. São quase 3 anos, para começar a escolher os nomes que concorrerão ao pleito que vai suceder o atual prefeito. 

Nesse momento, primeiro ano da reeleição, a gestão municipal está em fase de consolidação de projetos e metas para os próximos anos. Não tem sentido, qualquer tipo de movimentação politica, principalmente dentro do governo municipal, visando a sucessão do atual prefeito. 

Publicidade

É factível e aceitável, depois da eleição de 2026, quando serão eleitos: Presidente da República, Governador, Senadores e Deputados, no inicio de 2027, os nomes com preeminência a candidatura em 2028,  se manifestarem ou começarem a se arregimentar com propósito eleitoral. Para quem está na oposição, qualquer movimentação avançada nesse momento, também não seria razoável. A oposição em qualquer lugar, espera 1 ano e meio de administração para se posicionar com vistas eleitoral. Imagina então, para quem está compondo o governo, não pode sequer pensar nisso. Vejamos as consequências: 1) começa a enfraquecer a gestão e tira o foco; 2) pode desestabilizar administrativamente,  e ainda, criar divisões políticas, que vai também enfraquecer o grupo politico, 3) quem tem propósito futuro para disputar o cargo de prefeito, precisa trabalhar os bastidores, adquirir respeito do grupo, e consolidar liderança. 

Com três anos de gestão, final de 2027, a população já está afeita a opinar, se o governo foi ótimo e bom, ou um governo razoável. Então, não precipite, pesquisa agora não vai refletir positivamente para consolidar a união do grupo, pelo contrário, pode até ser ruim. São 4, 5 ou 6 os nomes interessados em suceder o atual gestor, isso é normal. Mas, nesse momento, a lógica e o razoável, é consolidar liderança politica, manter o grupo unido, e contribuir para o sucesso da gestão."

 

 

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Fábio Trad deixa o PSD, e deve filiar ao PT para concorrer a uma de deputado federal

O ex-deputado federal Fábio Trad anunciou nesta quarta-feira (2) sua saída do PSD, partido presidido pelo seu irmão Nelsinho Trad em Mato Grosso do Sul e ao qual estava filiado desde 2015.

03 de Julho, 2025

Serviço de Inspeção Municipal habilita fábrica de queijo em Paraíso das Águas para comercialização do produto

Das Redação - A fábrica de queijos Brun, localizada no município de Paraíso das Águas, está habilitada a comercializar o seu produtos e todas as regiões, depois que recebeu do SIM COINTA, a ce

08 de Junho, 2025

TSE anula decisão do TJMS e marca nova eleição para prefeito no município de Bandeirantes

O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral, não acatou a decisão da justiça comum que tinha atropelado a Justiça Eleitoral e permitido a candidatura de Álvaro Urt (PSDB), apesar

30 de Maio, 2025