Menor de 15 anos vai ser encaminhado para cidade que é a 6ª mais violenta do Brasil

Menor que veio para Costa Rica para morar com o pai, e depois de ser agredido vai ser levado de volta a sua cidade, Parauapebas no estado do Par&aacut

Social gazetanews em 20 de outubro, 2015 16h10m
Vista da cidade de Parauapebas(PA), com mais de 190 mil habitantes e a sexta mais violenta do Brasil
Vista da cidade de Parauapebas(PA), com mais de 190 mil habitantes e a sexta mais violenta do Brasil
Menor que veio para Costa Rica para morar com o pai, e depois de ser agredido vai ser levado de volta a sua cidade, Parauapebas no estado do Pará.

Local – O menor de idade, com apenas 15 anos, filho de um casal separado, veio para Costa Rica no mês de junho de 2014, para morar com o pai, trazido pela mãe. Aqui chegou e foi dar continuidade nos estudos. Em 2014 estudou na escola Adenocre Alexandre Moraes.

O jovem de boa índole, estudioso, pois com quinze anos de idade está cursando o 1º ano do ensino médio na Escola José Ferreira da Costa, e é considerado um bom aluno. Além disso o garoto é músico e religioso, pois freqüenta com assiduidade a igreja.

Passados mais de um ano morando com o pai, que já tem outra família, inclusive outros filhos, a convivência chega ao fim, depois do menor ser agredido pelo seu genitor.

Devido a essa ocorrência, que foi devidamente registrada na Delegacia de Policia local, o juizado da Criança e do Adolescente determinou por medida de proteção, que o garoto fosse ficar sob a guarda do Conselho Tutelar no Lar Abrigo da cidade, provisoriamente.

Publicidade

Por determinação judicial, o menor está sendo encaminhado novamente para morar com a mãe, na cidade de Parauapebas, que fica a 719 km da capital Belém. A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Assistência Social fará o transporte do menor, e que será acompanhado por um assistente social.

A cidade de Parauapebas tem a maior PIB per capita do estado do Pará: 100,5 mil reais.

Mas, de encontro com a riqueza, está à violência, é a cidade de Parauapebas é a sexta mais violenta do Brasil. Os jovens que vivem em seis municípios paraenses estão no topo da lista de vulnerabilidade à violência , segundo estudo produzido pelo Ministério da Justiça em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Dados de 2014 mostra as cidades de Altamira, Marabá, Parauapebas, Marituba, Ananindeua e Belém estão entre as 20 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes que apresentam os mais altos índices de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJV).

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas