18 de Abril, 2025 04h04mNoticias

Em 2024 o agronegócio solicitou 272 pedidos de recuperação judicial, dados são do Serasa

Dados inéditos da Serasa Experian revelaram que durante todo o ano de 2024, o agronegócio registrou 1.272 solicitações de recuperação judicial.

Dados inéditos da Serasa Experian revelaram que durante todo o ano de 2024, o agronegócio registrou 1.272 solicitações de recuperação judicial. A quantidade equivale a soma de três frentes: produtores rurais que atuam como pessoa física, produtores rurais que atuam como pessoa jurídica e empresas com atuação relacionada ao setor. Em 2023 os pedidos totalizavam 534, ou seja, houve alta no comparativo anual.

De acordo com o head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, durante o ano diversos fatores impactaram a saúde financeira dos produtores e proprietários rurais, principalmente aqueles que estavam mais alavancados. “A alta da taxa de juros, aliada ao aumento dos custos de produção com insumos agrícolas – que ficaram mais caros devido à inflação e à desvalorização cambial –, foram alguns dos desafios principais e, para além disso, tivemos o agravante das adversidades climáticas.”

Ainda no recorte geral (produtores PF + PJ e Empresas Agro) a visão trimestral de 2024 também revelou aumento. Isso porque no quarto trimestre do ano os pedidos de recuperação judicial chegaram a 320 no setor, frente as 254 solicitações realizadas no terceiro trimestre.

“O aumento registrado nos últimos três meses do ano comprova a estimativa de represamento que aconteceu no terceiro trimestre, quando quantidade de pedidos caiu. Então, no último recorte de 2024 é possível confirmar uma amostragem com o patamar real de requisições. Ainda assim, apesar da alta, é preciso ponderar o número absoluto de solicitações, que é pequeno se considerarmos um universo com cerca de 1.4 milhão de produtores que tomaram crédito rural durante os últimos dois anos no país”, finaliza o head de agronegócio da Serasa Experian.

Pessoa física: produtores rurais somaram 566 pedidos em 2024.

Os dados também revelaram a visão por Unidade Federativa (UF) durante o ano, com destaque para o Mato Gross e Goiás. Veja no gráfico abaixo:

Publicidade

 

Durante o ano de 2024, os produtores rurais que atuam como pessoa física realizaram 566 pedidos de recuperação judicial. Em 2023 o total foi de 127 requisições, dessa forma, a relação anual mostra aumento. Além disso, o comparativo entre o quarto e o terceiro trimestre do ano passado também registrou expansão, com alta de 32,1%. 

Ainda sobre a população rural pessoa física em 2024, a divisão por porte mostrou que, dentre o total de pedidos do ano, 224 deles foram feitos por aqueles que não possuem propriedades no campo, ou seja, possíveis arrendatários de terras ou grupos econômicos ou familiares relacionados ao setor. Os grandes proprietários foram responsáveis por 132 solicitações, os pequenos por 113 e os médios, 97.

 

 

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Gerson Claro participa de nova rodada do MS Ativo e destaca protagonismo dos municípios em investimentos estratégicos

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Gerson Claro (PP), participou nesta segunda-feira (7) de mais uma rodada de reuniões do programa  MS Ativo Municipalis

08 de Julho, 2025

Prefeito antecipa em um dia o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro

Da Redação - O pagamento da primeira parcela dos servidores públicos da Prefeitura de Costa Rica foi antecipado em um dia - o pagamento seria no dia 10 (terça-feira), mas o prefeito Cleverson dos

09 de Junho, 2025

Serviço de Inspeção Municipal habilita fábrica de queijo em Paraíso das Águas para comercialização do produto

Das Redação - A fábrica de queijos Brun, localizada no município de Paraíso das Águas, está habilitada a comercializar o seu produtos e todas as regiões, depois que recebeu do SIM COINTA, a ce

08 de Junho, 2025