03 de Maio, 2018 20h05mCotidiano por gazetacrnews

Costa Rica: Moradores convivem com a poeira às margens da MS 316

Adultos e crianças convivem com a poeira e expostos a problemas de saúde.

Adultos e crianças convivem com a poeira e expostos a problemas de saúde.

Da Redação – Em torno de 50 pessoas que residem às margens da MS-316, saída para Paraíso das Águas, distante mais ou menos mil metros da entrada do Balneário do Salto Sucuriú, logo após o córrego, em um assentamento, dentre eles crianças, jovens, adultos e idosos, convivem dia e noite com a poeira incessante, devido ao movimento intenso de caminhões e treminhões carregados de cana. Esses veículos saem da lavoura carregados de cana para a indústria da Atvos, antiga Odebrecht.

A nossa reportagem ficou no local por volta de uns 30 minutos, e pode ver de perto o quanto é desesperador a situação daqueles moradores. A cada 5 minutos um caminhão carregado passa pelo local, e a poeira levanta da estrada. Essa poeira segue em direção de acordo com o vento, e as casas dos moradores sempre é o alvo.

Você já se imaginou conviver dia e noite com a poeira? Poeira a todo momento, que suja às pessoas, os objetos, os móveis, os forros de cama, e etc. Você já se imaginou assim? Morando praticamente dentro de uma nuvem de poeira todos os dias? Então, cabe a quem resolver essa situação?

Publicidade

Claro, às autoridades e a própria empresa que é responsável pelo tráfego continuo na rodovia. A empresa AGESUL, que é uma autarquia estadual, a Prefeitura Municipal e a empresa Atvos devem apresentar uma solução, antes que o caso vá parar no Ministério Público. O asfaltamento desse pequeno trecho seria a solução definitiva, mas como isso deve ser quase impossível, é bem razoável que um caminhão pipa duas ou três vezes por semana, jogando água no referido local, já atenuaria em muito a situação.

A reportagem constatou que, nessa semana um carro chegou a “capotar”, na baixada do ribeirão de baixo; os estudantes, ao embarcar no ônibus escolar, ficam expostos a nuvem de poeira e ao mesmo tempo ao perigo do tráfego de caminhões, sem dizer que as crianças sofrem riscos à saúde ao inalar poeira todos os dias.  

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

MS registra primeira morte por suspeita de intoxicação com metanol de jovem de 21 anos

Mato Grosso do Sul registrou a primeira morte por suspeita de intoxicação com metanol.

03 de Outubro, 2025