16 de Dezembro, 2019 14h12mCidade por gazetacrnews

Jaraguari inaugura cidade solar

Fazenda de geração de energia, a Cidade Solar, foi inaugurada nesta quinta-feira (12), em Jaraguari.

Fazenda de geração de energia, a Cidade Solar, foi inaugurada nesta quinta-feira (12), em Jaraguari. Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou da inauguração do empreendimento, que é privado e parte do investimento é de financiamento por meio Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Localizada no município vizinho de Campo Grande, a Cidade Solar tem 14 hectares e 120 clientes, como hotel, pousada, restaurante, supermercado, escritórios, entre outros.

De acordo com o diretor-presidente da Solar Energy, Hewerton Elias Martins, a Cidade Solar tem 18 mil placas, que foram importadas da China e têm durabilidade estimada de, pelo menos, 25 anos. As placas tem capacidade de geração de 9,36 milhões de kWh/ano, o que equivale ao consumo de 5,2 mil casas populares no ano.

Ainda segundo Martins, a energia gerada é inserida no sistema e o cliente pode abater o valor na conta. “O dinheiro que o empresário economiza, ele investe no negócio e movimenta a economia da cidade e do Estado”, afirmou.

Conforme Azambuja, o uso de fontes sustentáveis faz parte de uma política estratégica de Estado, que tem como meta ser o primeiro Carbono Neutro do País.

Publicidade

Entre as medidas adotadas para incentivar o uso de energia limpa estão a isenção de ICMS para a importação de equipamentos usados para captação e geração, isenção de compensação ambiental para a geração de energia fotovoltáica e priorização da energia solar na liberação de recursos do FCO.

“É uma visão estratégica. A gente entende que priorizar a geração de energia limpa, renovável, é contribuir para questão ambiental, para a sustentabilidade de Mato Grosso do Sul, do Brasil e do mundo”, disse o governador Reinaldo Azambuja.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, 0,9% da energia usada em Mato Grosso do Sul é solar. Em quatro anos a expectativa é de chegar a 5%. 

Jaime Verruck contou que existe a intenção de usar essa energia sustentável no Pantanal para abastecer propriedades rurais e ribeirinhos. “Temos projeto que já iniciou: vamos colocar no Pantanal mais de 1,7 mil painéis fotovoltáicos. Toda a energia usada no Pantanal vai ser fotovoltaica. Nós vamos colocar esse bioma com a energia limpa”, afirmou.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Prefeito Xixi esteve presente na reunião do Cointa, na cidade de Coxim

Chapadão do Sul participou como município convidado da reunião do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), que reuni os 14 munic

26 de Agosto, 2025