Vento derruba árvore nativa de 27 metros no Jardim Buenos Aires

Da Redação – Uma árvore (jatobá) nativa de 27 metros de altura com 2 metros de diâmetro (mais ou menos), local

Administração gazetacrnews em 21 de janeiro, 2020 11h01m

Da Redação – Uma árvore (jatobá) nativa de 27 metros de altura com 2 metros de diâmetro (mais ou menos), localizada na Rua Anísio Pereira de Oliveira, no Jardim Buenos caiu ontem depois de um forte vento. A árvore tombou no sentido norte da sua localização (para com a cidade), e não causou nenhum estrago material ou de vida humana. Caiu em um espaço onde não há habitação. Se o vento estive no sentido oeste, teria causado muitos estragos materiais e até de vidas humnas. Bem próximo ao local, há várias residências, uma delas a do senhor Maurílio Eugênio, que nos disse que meses atrás foi até a Prefeitura e denunciou a situação da árvore, que a qualquer momento poderia cair. Ele chegou a fazer um seguro preventivo, pois observava que a qualquer tempo o jatobá poderia cair.

Essa arvore é nativa, e remonta ao surgimento da Vila de Costa Rica (1957/58), quando o jatobá já existia. Do lado desse jatobá havia outra árvore, um óleo, conhecido como pau-de-óleo , da família das Fabaceae (também foi tombado devido a ventania anos atrás).

Publicidade

O jatobá do cerrado é da família Hymenaea stigonocarpa.

Tombamento: O jatobá foi tombado em 2006, por uma Lei Municipal. A lei define o tombamento, mas cabe ao setor competente tomar todas medidas para efetivar o tombamento. Inclusive a preservação da árvore. Da forma que ela caiu, observa-se que não havia nenhum tipo de preservação.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas