Reforma de Bolsonaro exige que o homem trabalhe por 40 anos para garantir a integralidade na aposentadoria

Da Redação – nas regras atuais, para se aposentar, a mulher tem que ter 30 anos de contribuição e 60 anos de idade.

Administração gazetacrnews em 08 de agosto, 2019 20h08m

Da Redação – nas regras atuais, para se aposentar, a mulher tem que ter 30 anos de contribuição e 60 anos de idade. O homem, 35 anos de contribuição e 65 anos de idade. Exige que a mulher entre contribuição e idade some 86 pontos, e o homem 96 pontos, para garantir a integralidade do recebimento do benefício de aposentadoria.

Com a proposta aprovada ontem (7), na Câmara dos Deputados, as mulheres terão que trabalhar por 35 anos para conseguir a integralidade, e os homens 40 anos de trabalho para garantir o benefício integral.

Média Salarial

Nas atuais regras, para garantir a integralidade no recebimento do benefício, o valor-base de um benefício previdenciário é a média dos salários sobre os quais o trabalhador contribui ao longo da vida. Atualmente, a média salarial é calculada sobre as 80 maiores contribuições a contar de julho de 1994 até a data da aposentadoria.

Com a reforma, o cálculo para a ser com a média de todas as contribuições desde de julho de 1994.

Com o novo cálculo, o valor da aposentadoria do trabalhador vai ser reduzida, pois as menores contribuições.

Pensão por morte

Publicidade

A pensão por morte corresponde a 100% do benefício do segurado que morreu recebia; com a reforma, a pensão passa a ser de 50%, e mais 10% por cada dependente, e que pode chegar no máximo a 100%. Se não tiver dependente é de 60% o valor máximo.

Aposentadoria Especial

Atualmente, a aposentadoria especial para trabalhadores em ambientes insalubres, pode-se aposentar com 15,20 e 25 anos de contribuição. O tempo varia de acordo conforme a gravidade de risco.

Com a reforma, é mantido os tempos de contribuições atuais, mas cria idades mínimas. 55, 5 e 60 anos de idade.

A idade varia de acordo com a grau de risco de cada trabalhador na atividade insalubre.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas