Skate vira "febre" na cidade do Rio de Janeiro depois do sucesso nas olimpíadas

Inspirados pelo sucesso do Brasil nas Olimpíadas, na categoria, skate atrair cada vez mais crianças no Rio de Janeiro Novo carro-chef

Cotidiano gazetacrnews em 13 de agosto, 2021 15h08m

Inspirados pelo sucesso do Brasil nas Olimpíadas, na categoria, skate atrair cada vez mais crianças no Rio de Janeiro

Novo carro-chefe de medalhas do Brasil nos Jogos de Tóquio, que se encerou no domingo (08/08), com três pratas conquistadas, o skate está no centro das atenções e desperta interesse em todos os cantos do Rio, inclusive nas pistas administradas pelo Município. Seja para o lazer ou para fazer escolinha. Em meio à onda de conquistas vindas do Japão, as vilas olímpicas da Prefeitura são termômetros do aumento da procura e da oferta desse esporte. A do Encantado, na Zona Norte, que oferece aulas para crianças e adolescentes, já observa o número de inscrições crescer e espera receber mais nos próximos dias.

Já as vilas da Gamboa, na região central, e de Acari, na Zona Norte, planejam criar novas turmas.  Atualmente, há cerca de 50 alunos, entre os quais 40 meninas, no equipamento municipal do Encantado. Deste total, dez entraram somente nesta semana, diante da consagração dos medalhistas olímpicos Kelvin Hoefler e Rayssa Leal no street e Pedro Barros no park. Professor da Vila Olímpica do Encantado desde 2020, Antonio Breno trabalha com skate há 20 anos e está feliz da vida com a nova febre na cidade. 

Com 1 ano e 10 meses, Elisa ganhou um patinete e logo começou a praticar. Ganhou confiança e passou a frequentar a pista. O pai percebeu o interesse e a incentivou a andar em seu skate. Foi paixão à primeira vista, contou Gilson.

A medalha de prata da Rayssa Leal, de 13 anos, ajuda a inspirar outras meninas. Manuela Pereira de Nonno, de 10 anos, é fã do esporte que pratica com frequência em Niterói e de vez em quando nas pistas do Rio, como a do Aterro. Ela já disputa e vence alguns campeonatos e alimenta o sonho de viajar o mundo todo “competindo, gravando vídeo e tirando foto”.

Publicidade

LOCAIS PÚBLICOS PARA PRATICAR SKATE

Há dois meses, as secretarias de Esportes (SMEL) e da Juventude já tinham fechado um acordo prevendo uma reunião mensal com a Federação de Skate e integrantes de coletivos do esporte na cidade do Rio para atender a demandas dos praticantes da modalidade. Além disso, a SMEL atua em parceria com outros órgãos municipais na vistoria e manutenção de outras pistas da cidade.

A do Maracanã teve a iluminação trocada recentemente e há um estudo orçamentário para tornar o local ainda mais adequado para a prática do esporte.Também está em fase de estudos melhorias na Cocotá Skate Park, na Ilha do Governador. Depois da reforma, a pista da Lagoa reabre neste domingo. Em breve, o mesmo ocorrerá com a do Parque Garota de Ipanema.

Outros locais para a prática de skate são o Parque de Madureira, Bowl do Rio Sul, Tanque, Mini Ramp do Méier, Pista do Recreio, Pista do Estácio, DUÓ Skatepark (Praça do Ó, na Barra) e Guilherme da Silveira (Bangu). Todos passam por vistorias periódicas para que estejam em boas condições de uso pela população.

Edição: Sérgio Botêlho

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas