Cerveja: Brasileiro chega a tomar 65 litros por ano e cresce o número de acidentes e brigas

Final de ano o brasileiro aumenta o consumo de bebidas álcoolicas.

Cotidiano gazetacrnews em 08 de dezembro, 2019 13h12m

Final de ano o brasileiro aumenta o consumo de bebidas álcoolicas.

Da Redação - Com a chegada dos festejos de final de ano, é comum aumentar o número de ocorrências policiais, principalmente com direção perigosa, acidentes de motos e carros, além de brigas e desentendimentos. Isso ocorre devido o aumento no uso de bebidas álcoolicas, impulsionado pelas festas, churrascos e todo tipo de confraternização. 

Um estudo da CervBrasil - Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, diz que o brasileiro chega a consumir 65 litros da bebida por ano. O termo "sextou" nunca foi tão bem aproveitado para anunciar o inicio do fim de semana como na sexta-feira, quando é comemorado o Dia da Cerveja.

É comprovado por estudos que o uso de bebidas álcoolicas aumentam o número de conflitos entre pessoas. O uso de bebida também cria impacto no número de acidentes na ruas e rodovias. Mas nem todos que tomam cerveja ou outra bebida álcoolica são brigões ou se envolvem em confusão e acidentes. Muitos já se conscientizaram que é necessário não dirigir quando estão bebendo.

Alguns, caso do gerente de marketing Cleiton Werneck Vargas, 38 anos, gostam tanto da bebida que dizem ultrapassar esse volume. Todos os dias, seja em casa, num barzinho ou na residência de algum amigo, ele toma uma cervejinha para relaxar depois do trabalho.

“É uma forma de se desligar da pressão do dia a dia, confraternizar com os amigos, fazer contatos e ter bons momentos de descontração”, afirma. As preferidas de Vargas são as cervejas Ipa ou as com puro malte. “Essas são as minhas preferidas, mas tomo qualquer uma se tiver em um evento”, comenta.

Publicidade

Vargas conta que o segredo de tomar uma cervejinha todos os dias sem passar mal e sem perder a forma é manter uma boa alimentação e praticar atividade física diariamente.

Outra que não dispensa uma cervejinha no fim do expediente é a designer de interiores Sara Gabriele de Oliveira, 31 anos. Ela diz que a “conexão com a cerveja começou no intercâmbio que fez na Bélgica”.

Indústria de cerveja produz 13 bilhões de litros por ano

A indústria brasileira produziu 13 bilhões de litros de cerveja em 2018 e registrou um crescimento de 2,7%. Ao todo, o setor emprega 2,7 milhões de pessoas.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas