Em 1986 vários pilotos da Força-Aérea Brasileira avistaram à presença de UFOs

Da Redação - Você acredita que exista mesmo algum tipo de extraterrestre? Pois bem, se ler essa matéria você nã

Cotidiano gazetacrnews em 22 de maio, 2019 18h05m

Da Redação - Você acredita que exista mesmo algum tipo de extraterrestre? Pois bem, se ler essa matéria você não terá mais dúvidas. Um depoimento do ex-ministro da Aeronáutica Otávio Moreira Lima, fez relatos que não deixa dúvidas sobre a existência de objetos não identificados no espaço aéreo brasileiro. 

Aconteceu no entorno da cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. No dia 19 de maio de 1986, por volta das 18h30, quando da torre de controle do aeroporto local foram notados dois objetos luminosos de cor laranja, a 15 km de distância. Os objetos estavam aproximadamente a dois mil metros de altitude, alinhados com o eixo da pista do aeroporto.

Mais de 20 objetos de enormes proporções foram detectados por radares e perseguidos por caças da FAB. Na ocasião, o ministro Octávio Moreira Lima pronunciou-se a respeito, prometeu mais dados à nação e depois se calou. Agora, finalmente, volta a falar sobre o fato.

Às 19h00 o Centro de Controle de Aproximação de São Paulo (órgão que controla e orienta as aeronaves dentro de uma área terminal, num raio de 54 milhas, até a efetivação dos pousos), como também o Centro de Controle de Área (que controla as aeronaves dentro das aerovias, rotas aéreas etc), confirmaram ao Centro de Controle de Aproximação de São José dos Campos a detecção de três objetos não identificados na região.

Às 19h40, a partir da torre de controle de São José dos Campos, foram avistados mais dois objetos, com movimentação no sentido de norte a oeste, que se posicionaram acima dos dois primeiros UFOs, permanecendo em conjunto, imobilizados durante um longo tempo. Às 20h00, o Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), sediado em Brasília, já captava em suas telas oito alvos não identificados.

OBJETO ESFÉRICO — Um outro objeto esférico de grande luminosidade foi observado às 20h30, daquele mesmo dia, partindo em direção à Serra do Mar. O UFO estava a cerca de 60 km de distância da torre de São José dos Campos. Neste momento, o aparelho aproximou-se ainda mais da torre de controle, chegando a permanecer a uma distância de 20 km da mesma. Tal objeto também foi detectado pelo radar e afastou-se algum tempo depois.

Às 21h00 um avião bimotor Xingu da Embraer, pilotado pelo comandante Alcir Pereira da Silva, aproximou-se da pista do Aeroporto de São José dos Campos para pousar, quando percebeu a presença dos UFOs. A bordo do avião estava o coronel Ozires Silva, que deixava a presidência daquela empresa para assumir a Petrobrás. Os objetos voadores ainda estavam sendo detectados através dos radares quando o comandante Alcir decidiu perseguir um dos UFOs. Ozires Silva assumiu o comando do bimotor, entretanto, não conseguiu chegar muito próximo da estranha nave.

Num determinado momento, o UFO simplesmente desapareceu. Minutos depois, o avião Xingu saiu em perseguição de um outro objeto não identificado, que emitia uma luz muito forte avermelhada e se movimentava em direção à cidade de Mogi das Cruzes, à baixa altitude. Um pouco antes de pousar, o bimotor sobrevoou uma refinaria da Petrobrás e seus ocupantes ainda puderam avistar três objetos também à baixa altitude, em direção à Serra do Mar.

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Também às 21h40, na cidade de São José dos Campos, foi vista uma esfera luminosa amarela de grandes dimensões ladeada por várias outras menores, também esféricas, que emitiam luzes brancas. Passados alguns minutos, surgiu outro UFO com as mesmas características e juntou-se aos demais, ficando em formação. A nave maior ocupava a posição central, como que em destaque.

Em meio a tal situação, começaram a ser acionados progressivamente três caças F-5E da Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e três aviões Mirage da Base de Anápolis, em Goiás. Todos os caças foram ao local com o propósito de se aproximarem e manterem contato com os UFOs. O tenente Kleber Caldas Marinho, piloto de um dos F-5E, perseguiu durante vários minutos um objeto que emitia luz vermelha intensa. Como não obteve êxito, o tenente abandonou a perseguição.

Já o capitão Armindo Souza Viriato de Freitas, que pilotava um dos Mirage, constatou através do radar de bordo as evoluções de vários objetos. E um dos UFOs chamou-lhe a atenção por apresentar repentinamente uma aceleração espantosa. Segundo o aviador, o UFO atingiu em questão de segundos uma velocidade de Mach 15, ou seja, mais de dez vezes a velocidade desenvolvida pelo caça de fabricação francesa. Era evidente que nossos mais modernos aviões não poderiam competir com aqueles aparelhos. Porém, o capitão Márcio Brizolla Jordão, que pilotava outro F-5E, teve mais sorte: em determinado instante, em meio às perseguições, o capitão foi acompanhado por 13 objetos, sendo seis de um lado e sete do outro.

Toda a movimentação foi acompanhada por radares. Os primeiros UFOs que sobrevoaram São José dos Campos – e que haviam desaparecido quando os caças surgiram – voltaram a fazer evoluções sobre aquela região logo após o retorno dos aviões às suas bases.

ENTREVISTA COLETIVA — O então ministro da Aeronáutica, brigadeiro Octávio Moreira Lima, numa atitude sem paralelo, veio pessoalmente a público divulgar os acontecimentos daquela noite de maio de 1986. Em uma coletiva para a Imprensa, foram apresentados, inclusive, os pilotos que participaram da operação. Os militares informaram que, além das altas velocidades desenvolvidas pelos objetos, suas trajetórias muitas vezes eram erráticas, com deslocamentos verticais, horizontais e em ziguezague. De acordo com o Ministério da Aeronáutica, ao todo foram detectados 21 objetos não identificados através dos radares dos centros controladores de tráfego aéreo.

Conforme as declarações do capitão Basílio Baranoff, membro do Instituto de Atividades Espaciais do Centro Técnico Aeroespacial, que compilou todos os detalhes ligados a estes acontecimentos, os UFOs voltaram a evoluir sobre a cidade de São José dos Campos na noite de 29 de maio do mesmo ano, sendo novamente detectados pelas instalações de radar – fato que não havia sido divulgado por nossas autoridades na época.

Na verdade, no final de maio e início de junho de 1986, várias outras manifestações ufológicas ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro e região. Inclusive, muitas destas aparições foram documentadas em vídeo. O Brasil estava sendo alvo de uma das maiores ondas ufológicas de todos os tempos.

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