Cidade vai ter mais 2 semáforos, enquanto população se divide entre a escalada de quebra-molas

Da Redação – A cidade de Costa Rica terá mais dois semáforos, para facilitar o trânsito de veículos, in

Cidade gazetacrnews em 13 de janeiro, 2020 09h01m
(Alto) Novo sinaleiro na av. José Ferreira. (Baixo) Sinaleiro na Rua Tércio Teixeira.
(Alto) Novo sinaleiro na av. José Ferreira. (Baixo) Sinaleiro na Rua Tércio Teixeira.

Da Redação – A cidade de Costa Rica terá mais dois semáforos, para facilitar o trânsito de veículos, incluindo as motocicletas, e também dará mais segurança aos pedestres. Os semáforos já foram instalados mais ainda não estão funcionando, e deve entrar em operação nos próximos dias. Um foi instalado na avenida José Ferreira da Costa, no cruzamento com a Rua José Antonio Dias, próximo a rádio Cidade FM. O sinaleiro eletrônico funcionará em três tempos. O outro, na Rua Tércio Teixeira Machado, cruzamento com a Rua Dimas Gomes Filho, com acesso a alça que segue até a Rua Antonio Bocalan. Também funcionará em três tempos.

A população de Costa Rica se divide quanto à expansão de quebra-molas pela cidade. Alguns defendem a implantação desses redutores de velocidade, e outros se posicionam contrário, exigindo do poder público mais investimentos em fiscalização e políticas de orientação e conscientização dos motoristas e pedestres. Dias atrás, um advogado se acidentou em um desses quebra-molas, chegando a fraturar a clavícula.

O Código de Trânsito Brasileiro disciplina quanto aos redutores de velocidade, e que devem ser implantados mediante critérios técnicos e estudos prévios. Um comerciante disse, que na sua visão não está havendo critérios para implantação de quebra-molas na cidade.

Para outras pessoas, devido a certos motoristas e ciclistas que andam em velocidade excessiva no perímetro urbano, e isso coloca em risco a integridade física de pedestres, é que há várias solicitações para implantação de quebra-molas.

Publicidade

Abaixo, algumas informações sobre lombadas (quebra-molas) e faixas elevadas para pedestres.

A Resolução 600 do mês de maio de 2.016 do Contran – Conselho Nacional do Trânsito estabelece regras regulamentando as lombadas ou faixas elevadas de pedestres, que parece ser o caso do redutor de velocidades colocado na Av. Planalto, próximo da Igreja Boa Semente.

Deve haver placa na via pública estabelecendo a velocidade máxima. Deve ter placa de advertência indicando ‘Saliência ou Lombada’ antes da ondulação. Deve ter placa de sinalização junto à lombada. A legislação também estabelece Marcas oblíquas, inclinadas, no sentido horário, a 45º em relação à seção transversal da via, com largura mínima de 0,25m, pintadas na cor amarela e espaçadas de no máximo de 0,50 m, alternadamente, entre outros detalhes.

A resolução número 738 de setembro de 2.018, aponta que a implantação de faixa elevada para travessia de pedestres deve ser acompanhada da devida sinalização, contendo, no mínimo: placa de Regulamentação "Velocidade Máxima Permitida", sempre antecedendo a travessia; placas de Advertência "passagem sinalizada de pedestres", acrescidas da informação complementar "faixa elevada", antes e junto ao dispositivo. Pede ainda demarcações em forma de triângulo na cor amarela sobre o piso da rampa de acesso da faixa elevada para travessia de pedestres.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas