23 de Janeiro, 2025 16h01mNoticias

Vereadores receberam a visita do Conselho de Segurança para discutir a segurança pública em Costa Rica

Na manhã de ontem quarta-feira (22), reuniram-se na Câmara Municipal membros do Conselho Municipal de Segurança (CONSEG) para discutir os projetos da organização para o fortalecimento da segurança pública local.

Vereadores e os membros do CONSEG.
Vereadores e os membros do CONSEG.

CONSEG já recebeu mais de R$ 2 milhões de reais do Município com apoio da Câmara Municipal, de 2021 a 2024, para combater a criminalidade e proteger as famílias.  

 Na manhã de ontem quarta-feira (22), reuniram-se na Câmara Municipal membros do Conselho Municipal de Segurança (CONSEG) para discutir os projetos da organização para o fortalecimento da segurança pública local.

A reunião foi conduzida pelo presidente Artur Baird, acompanhado do vice-presidente Magno Almeida, do 2º secretário Roseno e dos vereadores Ailton Amorim, Claudomiro Martins (Cocó), Lucas Gerolomo e Rosângela Marçal.

Durante o encontro, a presidente do CONSEG, Kélen Oliveira, apresentou o Plano Anual de Trabalho e realizou um balanço das ações desenvolvidas em 2024. Entre os pontos discutidos, destacou-se a necessidade de aprovação do projeto de lei que prevê o repasse financeiro do Executivo ao Conselho para o ano de 2025, além da destinação de emendas impositivas pelos vereadores, cujo protocolo será realizado nas próximas sessões.

“Com os recursos destinados pelo Executivo e pelo Legislativo, o CONSEG consegue atender demandas importantes, como a operacionalização e o suporte administrativo do Conselho, a manutenção e ampliação do sistema de monitoramento por câmeras da cidade e o suporte financeiro às forças de segurança pública do município, incluindo as Polícias Civil, Militar, Militar Ambiental, o Corpo de Bombeiros Militar e a Unidade Regional de Perícia e Identificação (Urpi)”, explicou Kélen Oliveira.

O presidente da Câmara, Artur Baird, reforçou o compromisso do Legislativo em apoiar o CONSEG para aprimorar a segurança no município. “Estamos empenhados em garantir que as emendas sejam destinadas de forma a suprir as necessidades das forças de segurança local”, afirmou Baird.

Publicidade

A reunião também contou com a presença do tesoureiro do CONSEG, o investigador da Polícia Civil Renato Duarte, do comandante da Polícia Militar, 2º tenente Cláudio Mendes, do comandante da Polícia Militar Ambiental, subtenente Itamar Borges, do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, capitão Evaldo Nunes, e da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Patrícia Lopes.

RECURSOS REPASSADOS AO CONSEG 

O prefeito Cleverson dos Santos, logo que assumiu a Prefeitura Municipal em 2021, estabeleceu um compromisso com a segurança pública, e buscou apoio dos vereadores para  que fossem repassados recursos financeiros ao Conselho Comunitário de Segurança de Costa Rica, para estruturar melhor a policia, visando o combate a criminalidade. O conselho é um colegiado, composto com membros das policiais civis e militar, policia cientifica, bombeiros militar e representantes da sociedade, em especial da OAB. 

De 2021 até 2024, foram repassados pelo Poder Executivo, com aprovação da Câmara de Vereadores, leis nºs 1.583, 1.653, 1.759 e 1.717. 

Os recursos são usados para melhorar o trabalho das policiais junto a comunidade, com pagamento de despesas como manutenção de viaturas, obras de ampliações na delegacia e destacamento da policia militar, instalação de serviços como a Sala Lilás e outros. 

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Prefeito de Paraíso das Águas visita diretor do DGPC e apresenta pedidos para melhorar segurança pública na região

Da Redação - Um dos maiores problemas que afeta os municípios de Chapadão do Sul e Paraíso das Águas é a segurança pública.

23 de Janeiro, 2025

Vereadores são importantes na busca de recursos para Costa Rica

Da Redação - O Brasil conta com 5.570 municípios, sendo que 73% desse total são cidades entre 10 a 20 mil habitantes.

23 de Março, 2025

Qual academia de musculação é a mais ativa e que faz sucesso em Costa Rica (?)

O Brasil conta hoje com 32.011 academias ativas, de acordo com dados da Cortex , empresa em inteligência de vendas B2B na América Latina.

13 de Março, 2025