Nelsinho Trad alerta para os casos de câncer de cabeça e pescoço

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (3), o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) alertou para a situação de milhares de brasileiros que sofre

Noticias gazetacrnews em 04 de novembro, 2021 06h11m
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) disse que ainda há muito desconhecimento em relação à doença  Fonte: Agência Senado
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) disse que ainda há muito desconhecimento em relação à doença Fonte: Agência Senado

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (3), o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) alertou para a situação de milhares de brasileiros que sofrem de câncer de cabeça e pescoço. Ele explicou que se trata dos tumores que afetam uma vasta área: cavidade oral, glândulas salivares, faringe, seios paranasais, cavidade nasal e laringe.

— É o sexto tipo de câncer mais comum. Em 2019, no Brasil, foram registradas 13.189 mortes, o que significou 5,6% do total de óbitos por câncer, afirmou.

Trad disse que ainda há muito desconhecimento em relação à doença e considerou importante o esforço de várias entidades, entre elas a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, para conscientizar a população sobre o problema, especialmente em relação aos possíveis sintomas de uma fase mais precoce da doença.

O senador destacou que a cirurgia para a remoção da laringe, utilizada no tratamento desse tipo de câncer, é bastante complexa e agressiva e normalmente deixa a pessoa sem fala, afetando também a respiração e a deglutição.

Publicidade

— As alterações físicas no paciente podem resultar em exclusão social. A sociedade ignora a existência do paciente com cirurgia de câncer de cabeça e pescoço, disse.

Trad, que é médico, homenageou um de seus pacientes, o jornalista Jota Menon, de Mato Grosso do Sul. “Mesmo ele não podendo falar, estamos aqui para ecoar esse sofrimento, no sentido de fazer a conscientização de milhares de pessoas pelo nosso País”.

Fonte: Agência Senado

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas