Pesca será proibida à partir do dia 5 nos rios de MS

Em todos os rios de domínio de Mato Grosso do Sul, tanto da Bacia do Rio Paraná quanto do Rio Paraguai, o fechamento ocorre no dia 5 de

Noticias gazetacrnews em 01 de novembro, 2021 08h11m
Pintado pescado no rio Aquidauana.
Pintado pescado no rio Aquidauana.

Em todos os rios de domínio de Mato Grosso do Sul, tanto da Bacia do Rio Paraná quanto do Rio Paraguai, o fechamento ocorre no dia 5 de novembro, com abertura prevista para o dia 1° de março de 2022.

Apesar do período da Piracema ainda não ter começado oficialmente, desde sexta-feira (29), os policiais ambientais realizam no Estado a Operação Dia de Finados. O objetivo é evitar que pessoas prolonguem a pesca do feriado para o período de fechamento dos rios. Por isso, as equipes vão reforçar as fiscalizações até o dia 6 de novembro.

Segundo nota, as ações da operação vão dedicar atenção especial aos rios Paraná, Paranaíba e Aporá, já que neles, o fechamento da pesca já passa a valer nesta segunda-feira (1º). Ainda assim, a fiscalização foi ampliada em todo o Estado, pois muitos cardumes já estão formados e há muitas pessoas nos rios durante o feriado prolongado.

Proibição – Nos rios Paraná, Paranaíba e Aporé, como citado, o período de defeso para a proteção da Piracema inicia-se no dia 1º de novembro e termina no dia 28 de fevereiro de 2022.

Isso, no entanto, não exclui completamente a pesca nessas locais. Somente nos lagos das Usinas do Rio Paraná ainda é permitida ao pescador amador, a pesca de 10 kg de pescado mais um exemplar de peixes não nativos e exóticos como: Tucunaré, Curvina, Porquinho, Tilápia, Bagre-africano. Ele deve respeitar 1.500 metros de distância das barragens das usinas.

Ao pescador profissional, será permitida pesca para as mesmas espécies de peixes e não existe limite de cota, porém, só podem utilizar molinetes e linhadas de mão. A pesca de subsistência (manutenção da vida – pessoas que não tem outra alternativa alimentar) para populações tradicionais também é permitida.

Publicidade

Nos rios do Estado, o início do defeso para proteger o período de Piracema é 5 de novembro com final em 1° de março. Na Bacia do Paraguai, será permitida somente a pesca de subsistência para o morador ribeirinho e outras populações tradicionais.

Pessoas que moram nas cidades ribeirinhas não podem pescar. “A pesca de subsistência é para manutenção da vida, ou seja, para quem depende daquela proteína para sobreviver. Eles podem capturar 3 quilos, ou um exemplar, não podendo comercializar de forma alguma. A pesca científica devidamente autorizada também poderá ser praticada”, divulgou a PMA em nota.

Em 1º de fevereiro de 2022, abre-se a pesca na modalidade pesque-solte no leito do Rio Paraguai e a partir de 00h00 do dia 1º de março, a pesca estará aberta novamente em todos os rios das duas bacias.

Reprodução: Campo Grande News. 

 

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas