Costa Rica é destaque no prêmio Band Cidades Excelentes

A nova formatação social, econômica e política da atual administração de Costa Rica Rica vem rendendo avan&cc

Noticias gazetacrnews em 29 de outubro, 2021 04h10m

A nova formatação social, econômica e política da atual administração de Costa Rica Rica vem rendendo avanços importantes em todas as áreas. O prefeito Cleverson dos Santos e sua equipe conseguiram eficiência de gestão com ações ousadas na economia, educação, habitação, área empresarial e na reabertura das relações políticas da região, estado e no Governo Federal. O prêmio veio em boa hora por se tratar de uma radiografia da gestão de 2021, apesar das dificuldades da pandemia. Não bastasse esta excelência administrativa a cidade obteve a melhor colocação em MS no prêmio nacional “Band Cidades Excelentes” no MS. Foi avaliada a capacidade de gestão de todas as cidades brasileiras por estados.  

POPULAÇÃO BENEFICIADA – Quem realmente ganha com este desempenho são os moradores de Costa Rica que finalmente terão uma agência da CEF (Caixa Econômica Federal), extensões de universidades, mais habitação e reconhecimento nacional pela execução e planejamento de projetos, um Centro Regional de Hemodiálise a ações positivas em setores antes esquecidos. Milhares de costa-riquenses deixarão de buscar serviços públicos em outras cidades como cursos universitários, bancário e no tratamento de saúde de hemodiálise. Isso tudo em apenas um ano com o delegado Cleverson dos Santos no comando. A população finalmente ganhou um protagonismo até então inexistente.

NOTA ELEVADA – A plataforma do “Prêmio Band Cidades Excelentes”  foi baseada em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados a partir de 41 indicadores em uma única nota final construídos a partir de cinco pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem publica. Os municípios foram separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local. No caso de Costa Rica a disputa se deu com municípios brasileiros na faixa de 30 mil habitantes.

PROJETOS BEM ELABORADOS – Costa Rica também conta com sobras com os requisitos exigidos pela organização do concurso nacional como “Eficiência Fiscal e Transparência, 0 % de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capta, Resultado Fiscal e Índice de Transparência. Em setembro deste ano uma delegação com técnicos da cidade foram à CNM (Confederação Nacional dos Municípios). Secretários e funcionários avançaram no entendimento de questões ligadas à Controladoria da Previdência Social – cujas regras estão sendo mudadas – repasse do Fundeb e do  FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).  Projetos de transferências de recursos federais e internacionais para o turismo e outros setores estratégicos também estiveram na pauta.

Publicidade

EVOLUÇÃO DOS SALÁRIOS – A evolução salarial dos professores, proposta pelo prefeito Cleverson dos Santos, mesmo durante um período austeridade econômica marcado pela pandemia teve excelente repercussão em Brasília.  Costa Rica também aumentou a interação técnica com o Governo Federal porque os demais municípios geralmente enviam prefeitos em visitas políticas. A Controladoria Geral do Município e da Administração fizeram um levantamento minucioso da cidade e interagiram diretamente com os técnicos do CNM sobre questões que dão mais agilidade nas demandas.

PENSANDO NO FUTURO – As secretarias de Turismo e Administração compartilharam experiências para a revitalização do setor. Costa Rica tem previsão de ser destino nacional e internacional de turistas com a volta da normalidade sanitária. Diversas ações já estão sendo discutidas para ampliar a infraestrutura para o recebimento desta demanda no município já para o ano de 2022 nas áreas atendidas pela CNM como educação, saneamento, meio ambiente, turismo, jurídico, previdência, inovação e transferências voluntárias.

Matéria: Reprodução. 

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas