China aposta na prosperidade comum e menos desigualdades entre ricos e pobres

Da Redação - O governo chinês passa à apostar na prosperidade comum, onde ricos e pobres passariam a ter as mesmas oportuni

Noticias gazetacrnews em 24 de outubro, 2021 12h10m
'Prosperidade comum': a doutrina 'igualitária' que avança na China e impacta o mundo — Foto: GETTY IMAGES/BBC
'Prosperidade comum': a doutrina 'igualitária' que avança na China e impacta o mundo — Foto: GETTY IMAGES/BBC

Da Redação - O governo chinês passa à apostar na prosperidade comum, onde ricos e pobres passariam a ter as mesmas oportunidades, a que possa a ser conhecida de doutrina igualitária. 

 

A China diz que suas políticas para reduzir a desigualdade são exatamente aquilo de que o país precisa neste momento, e a "prosperidade comum" se tornou uma das principais bandeiras defendidas pelo presidente Xi Jinping nos últimos meses.

Seus críticos, porém, alertam para um outro aspecto. Segundo eles, as medidas levam a um controle ainda maior do Estado sobre como o setor privado e a sociedade serão governados.

Uma das mais visíveis consequências da doutrina da prosperidade comum tem sido um novo foco do setor privado chinês, com suas prioridades sendo direcionadas para o mercado doméstico.

Reprodução:G1

A gigante de tecnologia Alibaba, cujo mercado global tem crescido nos últimos anos, comprometeu-se com US$ 15,5 bilhões para a promoção de iniciativas de prosperidade comum na China - e estabeleceu uma equipe dedicada a isso, liderada pelo executivo-chefe da empresa, Daniel Zhang.

 

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas