Mulher calça tênis depois de 37 anos. Ela nasceu com deformação congênita nos pés

Noticias gazetacrnews em 05 de maio, 2021 20h05m
Facebook Twitter Whatsapp

Leiliane Melquiades, de 37 anos, saiu do interior de Pernambuco para se tratar em Brasília. — Foto: Davidyson Damasceno/ IGESDF

Foi sentada em um banco do Hospital de Base de Brasília que Leiliane Melquiades sentiu a maior emoção em 37 anos: a de calçar um tênis pela primeira vez. "Eu tentava usar tênis e meus pés ficavam pra fora. Não encaixavam direitinho", conta a administradora.

Leiliane nasceu em Garanhuns, no interior de Pernambuco, com uma malformação congênita que deixou os pés virados. "Quando era criança meus pais não tinham muito conhecimento sobre o assunto, sem contar a distância para ir até o hospital, e as dificuldades financeiras", conta.

 

Com o passar dos anos, as dores para caminhar aumentaram e Leiliane decidiu pesquisar sobre o assunto, na internet. Há sete meses, ela está no DF para fazer o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – e sem cirurgia – com uma técnica que utiliza gesso para que os pés voltem, aos poucos, para a posição certa.

 

A correção do pé esquerdo está praticamente finalizada. A paciente acredita que em mais duas trocas de gesso também consiga colocar um tênis no pé direito. Para isso, a bota de gesso é trocada a cada semana.

 Por Mara Puljiz, G1 DF

Publicidade
Compartilhe esta notícia:
Facebook Twitter Whatsapp

Comentários