Vírus letal é encontrado na Bolívia e coloca MS em alerta

O vírus Chapare provoca febre hemorrágica que leva a morte.

Noticias gazetacrnews em 17 de novembro, 2020 15h11m

O vírus Chapare provoca febre hemorrágica que leva a morte.

Da Redação – Depois de cientistas encontrarem indícios de transmissão do Vírus Chapare na Bolivia, país vizinho do estado de MS, provocou um alerta do Ministério da Saúde do Brasil às autoridades de Mato Grosso do Sul.

 Segundo informou o Ministério da Saúde, esse vírus causa febres hemorrágicas, com sintomas que se parecem com a dengue e a ebola.

A cidade de Corumbá está sob alerta, depois que a Secretaria de Saúde de MS, através do CIEVS, que foi encaminhado ao setor de Vigilância daquele município.

Publicidade

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que a informação da suspeita do vírus Chapare estar circulando na Bolívia, coloca sim o Estado de MS em alerta, em especial os municípios fronteiriços, Corumbá e Ladário.

Segundo informações, o vírus é proveniente de roedores e tenha sido transmitido a humanos por contato direto e indireto com a saliva, urina e fezes de animais infectados. Quanto à transmissão entre humanos, a infecção pode acontecer por contato com os fluidos corporais do paciente durante procedimentos em ambientes de saúde.

Ter muito cuidado com alimentos e água contaminados pela a urina e fezes de ratos infectados.

Fonte: Midiamax

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas