Dois homens vindo de Osasco-SP e com Covid-19, participaram de culto religioso em cidade de MS

Notícia - Um culto evangélico organizado para receber duas pessoas vindas de Osasco, na Grande São Paulo, pode ter propagado o no

Noticia em 08 de maio, 2020 16h05m
Caarapó, cidade de 30 mil habitantes no Mato Grosso do Sul, tem apenas um respirador para quadros graves.
Caarapó, cidade de 30 mil habitantes no Mato Grosso do Sul, tem apenas um respirador para quadros graves.

Notícia - Um culto evangélico organizado para receber duas pessoas vindas de Osasco, na Grande São Paulo, pode ter propagado o novo coronavírus em uma pequena cidade no interior de Mato Grosso do Sul até então livre da doença.

Na quarta-feira (06/05), a prefeitura de Caarapó — cidade com 30 mil habitantes próxima à fronteira do Brasil com o Paraguai — anunciou que os visitantes, de 43 e 45 anos, haviam sido diagnosticados com covid-19 após procurarem os serviços locais de saúde.

Antes de serem examinados, a dupla participou de um culto organizado na casa de parentes em Caarapó. Mais de 30 pessoas — entre os quais idosos — compareceram à cerimônia, segundo a prefeitura.

O médico Silvio Ueda, presidente do comitê de enfrentamento à covid-19 em Caarapó, disse à BBC News Brasil que a dupla rompeu o isolamento obrigatório e deixou o município na quinta-feira.

Ele acredita que os dois tenham retornado a Osasco. A prefeitura fez um boletim de ocorrência. "Eles estão cometendo um crime contra a saúde pública", afirmou Ueda.

Segundo o médico, 13 casas cujos moradores estiveram no culto foram isoladas e estão sendo monitoradas.

Ele diz que a prefeitura vinha proibindo aglomerações e recomenda a visitantes que evitem contatos com muitos moradores.

"Infelizmente, um ato irresponsável como esse pode pôr a perder todo nosso esforço para manter Caarapó livre da doença", afirmou.

Publicidade

Ueda diz que a dupla, que havia chegado à cidade em 1º de maio, apresentava sintomas leves da doença até deixar o município.

O principal cuidado, segundo ele, foi isolá-los de familiares idosos com quem conviveram intensamente nos últimos dias.

Se os parentes manifestarem sintomas gripais, serão imediatamente testados, segundo o médico.

Um respirador disponível

Ueda afirma que a cidade separou oito leitos para atender pacientes com covid-19 e dispõe de um único respirador para quadros graves. Agora, há planos de comprar mais um.

Ele diz que a confirmação dos casos fez com que a prefeitura reforçasse a campanha para estimular os moradores a ficar em casa e a usar máscaras quando saírem à rua.

Ueda diz que o nome da igreja frequentada pelos organizadores do culto não será divulgado para preservar a instituição e as famílias afetadas.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas