Cresce o número de golpes no WhatsApp em MS

Para tirar dinheiro de pessoas e aperfeiçoar o crime organizado não há limites.

Denuncia gazetacrnews em 06 de julho, 2019 18h07m

Para tirar dinheiro de pessoas e aperfeiçoar o crime organizado não há limites. Famosos golpes de estelionato estão se atualizando e desde o mais antigo “carro quebrado” já foi modernizando para o “golpe do WhatsApp”. Independente do mecanismo utilizado, as quadrilhas especializadas nesse tipo de crime buscam nas novas tecnologias alvos fáceis para conseguir dinheiro. Confira dicas simples para proteger seu dispositivo e não cair nas ‘graças’ dos estelionatários. 

 A nova modalidade de estelionato que está sendo bastante aplicada em Mato Grosso do Sul é o golpe do whatsApp. O aplicativo criado em 2009, por Jan Koum e Brian Acton, no Estados Unidos, só tornou popular em 2012 e hoje possui bilhões de usuários. A ferramenta possibilita enviar e receber mensagens, compartilhar fotos e realizar chamadas de voz e vídeo individual ou em grupo. 

Mesmo uma ferramenta muito útil na atual comunicação brasileira, quadrilhas e facções criminosas acharam em meio a toda tecnologia, faturar e muito, de quem não possui entendimento sobre proteger contas em redes sociais. 

A ação é rápida. Quadrilhas trabalham sempre da mesma forma: enviando códigos por mensagem de texto se passando pela empresa do aplicativo e, assim que o usuário digita o código no campo do WhatsApp, imediatamente o dispositivo trava e a pessoa perde a conta e não consegue mais utilizar o aplicativo. A partir daí, o bandido tem acesso a conta, troca o código e com a agenda inteira da vítima nas mãos passa a pedir dinheiro para amigos e familiares. 

Publicidade

PRIMEIRA ETAPA
-Selecionar a ferramenta que possui três pontos ao lado da lupa de pesquisa.
-Configurações
- Conta
-Confirmação de duas etapas
-Inserir uma senha PIN de seis números que não seja fácil de descobrir

SEGUNDA ETAPA
-Inserir email de segurança
- Selecionar Privacidade - só meus contatos

Aconfiguração PIN não prejudica o celular, pelo contrário, ajuda na proteção de dados como fotos de perfil e códigos, mas é necessário não esquecer a senha porque o aplicativo solicita a senha para atualização semanal. 

 
 
 
 
 
 

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas